Síndrome da Impostora: O que é? Como lidar?

by
Tempo de Leitura: 3 minutos

Você já ouviu falar sobre a Síndrome da Impostora? Esse é o termo usado para descrever o comportamento de mulheres que se sabotam de forma recorrente. Isso acontece porque as mulheres que sofrem com Síndrome da Impostora acreditam que não são boas suficientes para conquistar o desejam.

Então, Modab Lover, se você já passou ou está passando por algo semelhante, chegou a hora de saber mais sobre o assunto e superar de vez essa sensação de incapacidade! Vem comigo melhorar a sua qualidade de vida de uma vez por todas!

A Síndrome da Impostora é uma doença?

Mesmo sendo comumente chamada de síndrome, esse comportamento não é bem uma condição clínica. Os primeiros relatos científicos que abordam esse tipo de comportamento foram realizados em 1978.

Na época, o termo utilizado era Fenômeno do Impostor ( Impostor Phenomenon), e não especificava gênero para tal conduta.

Entretanto, foi em meados de 2010 que pesquisadores começaram a utilizar o temo Síndrome da Impostora para estudar o comportamento relacionado a mulheres.

Quais são os principais sinais de que você pode estar passando pela Síndrome da Impostora?

  • Você tem se esforçado mais do que o normal para provar suas capacidades;
  • Pensamentos de desistência e incapacidade são recorrentes;
  • Para fugir de possíveis críticas, você tenta ser discreta e introspetiva;
  • Tudo que é possível, você deixa para depois (rainha da procrastinação);
  • Autos sabotagem virou rotina a sua vida;
  • Você acredita que alcançou seus objetivos pela ‘sorte” e não pelo seu esforço.

Não se desespere! Aprenda a lidar com a Síndrome da Impostora

Todo comportamento tóxico é reversível! Sendo assim, confira essas dicas certeiras para sair de vez da plateia da sua vida e ser atriz principal!

Não se compare com outras pessoas: você é única e especial

Todas as pessoas possuem suas virtudes – e defeitos! Por isso, jamais podemos nos comparar com outras mulheres! Cada uma possui experiências distintas, realidades únicas e objetivos próprios.

Dessa maneira, não fique se comparando com a musa fitness do Instagram, a colega rica que passa férias no caribe, a amiga que tem o marido perfeito… Você é especial e sabe ser tão fantástica quanto elas! Aprenda a valorizar o que você é, tem e faz!

Não somos perfeitas – e está tudo bem!

Se você errar, não tem problema! Falhar é algo inerente ao ser humano, e todas nós estamos suscetíveis ao erro. O que não podemos fazer é nos deixar paralisar por medo de tentar!

Se você tiver dificuldade em lidar com a situação, procure auxílio profissional!

Jamais devemos nos sentir incapazes – ou que não somos merecedoras de nossas conquistas. Entretanto, se você sentir dificuldades em conquistar autoconfiança, procure ajuda profissional para sair dessa situação!

Converse com psicólogos e terapeutas de confiança para que consiga reverter esse quadro o mais rápido possível.

Se você gostou desse post, não deixe de compartilhar o conteúdo no grupo das amigas e mostre a elas a importância em reconhecer a Síndrome da Imposta e se livrar dessa situação o mais rápido possível!

2 Respostas
  • Eliane Brusco
    outubro 13, 2020

    Mto bacana, vou postar no meu grupo de mulheres 😍👏👏👏😉#tudonovodenovo

    • Bruna
      outubro 14, 2020

      Obrigada pelo carinho linda! ❤️

O que achou desta dica?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *