Se livre da autossabotagem e seja uma mulher poderosa

by
Tempo de Leitura: 3 minutos

Atenção, Modab Lover! Você tem deixado de fazer coisas e realizar sonhos por medo ou duvidar do seu potencial? Então, saiba que você pode estar praticando a autossabotagem sem mesmo perceber. Porém, nesse post super babadeiro vou te dar algumas dicas infalíveis para você deixar esse comportamento tóxico de lado e se tornar cada vez mais poderosa e, simplesmente, imbatível!

Pronta para deixar a autossabotagem de lado e viver a vida que você sempre sonhou? Então, vamos juntas mais uma vez nessa jornada de autoconhecimento e empoderamento feminino!

Afinal, o que é autossabotagem?

O termo sabotagem significa o ato ou efeito de prejudicar algo ou alguém. Sendo assim, a autossabotagem é compreendida como a ação de agir contra si mesma, atrapalhando as próprias metas e objetivos. Isso vale para realizações pessoais, profissionais, de relacionamento, entre outras.

Por que as mulheres praticam a autossabotagem?

Na maioria das vezes, as mulheres praticam a autossabotagem mesmo sem saber disso. Não há um motivo específico que possa fazer com que essa atitude aconteça.

Entretanto, estudos recentes na área da psicanálise apontam que diferentes traumas vividos na infância e na adolescência podem ser os principais causadores da autossabotagem.

Críticas que reforçam padrões negativos podem reforçar e legitimar ações que, no futuro, se tornam parte da rotina. Frases como “você é muito tímida”, “você não é boa o suficiente”, “você não consegue” são exemplos de atitudes que podem provocar gatilhos inconscientes. E, no futuro, causar a autossabotagem em diversas áreas da vida.

Tipos de autossabotagem

  • Vitimização: mulheres que encontram meios de justificar seus sofrimentos e não conseguem realizar seus objetivos.
  • Negação: a mulher nega suas próprias necessidades e desejos a fim de evitar a experimentação do fracasso.
  • Culpabilidade: ao se culpar constantemente, a mulher evita enfrentar os julgamentos alheios. Porém, se pune e realiza autocobrança constantemente.
  • Procrastinação: mulheres que “deixam tudo para depois” como um mecanismo de defesa diante da sensação de incapacidade.
  • Inconstância: mulheres que criam o hábito de não concluir o que começam. Dessa forma, se protege não só do fracasso, mas também das consequências do sucesso.
  • Medo: mulheres que deixam que seus medos e inseguranças falam mais alto sempre, impedindo que elas tentem novas coisas ou avancem no trabalho, vida pessoal e amorosa.

Como se livrar da autossabotagem de uma vez por todas?

Não existe uma receita de bolo para deixar esse comportamento de uma hora para outra. Sendo assim, você precisa acolher e aceitar que mudar suas atitudes é um processo contínuo.  Algumas ações simples e práticas podem te ajudar muito nessa caminhada:

1 – Tente não ficar somente no plano mental. Estipule metas e comece a agir!

2 – Não desmarque compromissos. Por mais que a ansiedade ou a procrastinação começar a bater, não deixa para amanhã o que você pode resolver hoje mesmo!

3 – Estipule prazos para cumprir suas tarefas. Seu compromisso é com você mesma. Por isso, se policie para não deixar de realizar seus objetivos.

4 – Desabafar com outras pessoas é fundamental! Converse com amigas ou familiares que possam te entender e dividir suas angústias. Afinal, quem te ama de verdade sempre vai te apoiar e te incentivar a melhorar!

5 – Procure ajuda profissional se não conseguir se libertar da autossabotagem sozinha. Afinal, o maior investimento que uma mulher pode fazer é apostar em si mesma e em profissionais que podem auxiliar no processo de autoconhecimento e autovalorização!

Gostou das dicas, lindona? Então, compartilhe agora mesmo esse post nas redes sociais e mostre a outras mulheres como deixar a autossabotagem de lado de uma vez por todas!

Ainda sem comentários

O que achou desta dica?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *