Pressão estética: como fugir desse mal?

by
Tempo de Leitura: 3 minutos

Se você vive se comparando com outras mulheres, sente que seu corpo e/ou rosto não se encaixam nos padrões da sociedade e vive com a autoestima lá embaixo, sinto lhe dizer, mas você está caindo de cabeça na pressão estética. Porém, esse jogo vai virar agora mesmo!

Por isso, para ajudar você, minha deusa Modab Lover a desviar das ciladas que a pressão estética coloca no nosso caminho, preparei esse super conteúdo para te mostrar que a perfeição já mora dentro de você! Então, deixe os padrões limitantes de lado e vem comigo nessa jornada de autoconhecimento e amor próprio!

O que é pressão estética?

A pressão estética é um conjunto de comportamentos, discursos, imagens e símbolos utilizados pelos meios de comunicação para ditar um padrão de beleza.

O objetivo é estabelecer uma “tendência” de beleza, no qual marcas e empresas produzem produtos e serviços voltados para atender e alimentar esse padrão.

Esse “padrão”, geralmente, só é alcançado a partir de intervenções estéticas (e até mesmo cirúrgicas), fugindo totalmente da realidade da maioria das mulheres.

Padrão de beleza é algo definitivo?

Contudo, vale dizer que a pressão estética tem mudado ao longo dos anos. No início dos anos 2000, por exemplo, muitas mulheres eram pressionadas a seguir um padrão estético muito magro, cabelos lisos e maquiagem marcada.

Mais tarde, a pressão estética mudou, e direcionou mulheres a buscarem o “corpo perfeito”: sarado e cheio de músculos.

Hoje em dia, o padrão de beleza tem focado muito em procedimentos para o rosto, como a harmonização facial e tratamentos que “modificam” os contornos da face.

Como a pressão estética pode interferir na autoestima da mulher?

Você já deve ter percebido que padrões de beleza são amplamente divulgados nos meios de comunicação, principalmente nas redes sociais: fotos e mais fotos de mulheres perfeitas, cabelos, rostos e corpos moldados em clínicas e academias aparecem todo dia no feed do Instagram.

Dessa maneira, os procedimentos e intervenções estéticas tem sido divulgados com cada vez mais frequência, reforçando a falsa necessidade de adesão aos padrões estéticos para se sentir uma mulher poderosa e confiante.

E, com isso, mulheres que naturalmente não atendem a essas expectativas acabam se sentindo pressionadas a buscarem esse ideal estético. Caso o contrário, se sentem inferiorizadas, depressivas e excluídas.

Como fugir de vez da pressão estética?

Entenda que você já é perfeita!

Amada, a perfeição não deve ser vista como uma linha de chegada, mas como uma qualidade que você já carrega dentro de si. Seu corpo é sua casa, seu templo e seu melhor amigo. Sem ele você não estaria aqui e não teria condições de realizar suas metas e sonhos. Isso já te torna perfeita e poderosa o suficiente!

Beleza é uma opinião e não um consenso (ainda bem!)

A estética e a beleza são conceitos muitos subjetivos, ou seja: é uma interpretação que cada um tem sobre algo ou alguém. Por isso, não encare a pressão estética como uma verdade absoluta. Afinal, o que pode ser bonito para mim, pode não ser tão bonito para você – e está tudo bem!

Use e abuse da moda para realçar o seu corpo único

As mulheres precisam entender que a moda pode ajudar a valorizar o seu corpo, do jeitinho que você é! Sendo assim, aposte em marcas que acreditam na beleza individual de cada mulher!

Apostar no diferente é a chave do sucesso!

Você já reparou que as mulheres mais importantes do mundo são aquelas que se destacam por serem diferentes? Então, por que você insiste em querer ser igual a todo mundo?

Deixe essa crença limitante de lado e diga adeus para tudo aquilo que te impede de ser a mulher única e maravilhosa que você é!

Gostaram das dicas, minhas amadas? Então, não deixem de compartilham o post nas redes sociais e no grupo das amigas, para que cada vez mais mulheres tenham coragem e força para soltar as amarras da pressão estética! Liberdade e felicidades são palavras que andam sempre de mãos dadas!

Um beijo e até a próxima! 🌷

16 Respostas
  • Regina Célia Lopes Pereira
    julho 21, 2021

    Única. Sem comentários.
    Excelente.

  • Mari Tonussi
    julho 21, 2021

    Adorei! Muitas mulheres precisam de uma chacoalhada dessas pra entender seu padrão unico de beleza! Realçar seus traços, andar minimamente arrumada e não se comparar com o padrão alheio só traz felicidade mesmo. Obrigada por postar!

    • Bruna
      julho 26, 2021

      Que bom que gostou amada 💘

  • BERNADETE APARECIDA DE FREITAS
    julho 21, 2021

    Que máximo adorei tudo oque vc colocou aqui as vezes eu me sinto mesmo meio excluída por não está nos padrões,maus esse texto levantou minha moral autoestima Deus abençoe vc bjssss

    • Bruna
      julho 26, 2021

      Fico muito feliz que tenha gostado 💖

  • Josiele
    julho 21, 2021

    Ameiiiiii😘😘❤️

  • Andressa
    julho 21, 2021

    Simplesmente amei!

  • Pamela Paiva Simões
    julho 22, 2021

    Amei a mensagem ! simplesmente feito de mulher para uma mulher! E como a mensagem resumidamente diz você é única, sua beleza é única e “beleza é uma opinião e não um consenso” né !!!! amei obrigada por reconhecerem as mulheres de verdade !

    • Bruna
      julho 26, 2021

      Obrigada pelo carinho 💖

  • Sonia santos
    julho 23, 2021

    Eu uso só Modab. Tenho 5 calças jeans.

  • ANA CLAUDIA VIEIRA Cunha
    julho 23, 2021

    Achei a dica Maravilhosa. Sempre com ótimas dicas adoro.

  • Maria Rebouças
    julho 26, 2021

    Ameiii Muito Top!

O que achou desta dica?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *