Ofensas, injúrias, mentiras, traições, agressões verbais e até mesmo físicas: essas são algumas das atitudes que compõe um relacionamento abusivo. Mas, apesar de sofrer tanto, por que algumas mulheres não conseguem simplesmente abandonar esse barco? Bem, é sobre isso que vamos discutir neste post que preparei com todo o meu coração para você! Vem comigo em mais uma jornada de autoconhecimento no blog da MODAB? Então, vamos lá!
“Será que eu estou vivendo um relacionamento abusivo?”
Amiga linda, se você está em uma relação em que o parceiro mente, trai, não respeita seus limites, te culpa e te diminui, é sinal de que você está em um relacionamento abusivo. Afinal, qualquer tipo de relação em que você não é tratada como merece é um sinal de alerta de que algo não está bem.
Ser maltratada e humilhada dentro de uma relação não é algo normal! Qualquer situação que provoque uma reação destrutiva dentro de si, é sinal de que o relacionamento no qual você vive está longe de ser saudável.
Como identificar se o parceiro é um homem abusivo?
O homem abusador não tem idade, cor, raça, biotipo e orientação política. Há homens mau intencionados nas “melhores famílias” e em todas as classes sociais. Porém, em geral, esse tipo de homem não demonstra suas reais intenções nos primeiros encontros.
Muito pelo contrário: na maioria das vezes, o abusador vende a imagem do homem “protetor”, alegando que irá te proteger, cuidar, bancar financeiramente, entre outras atitudes. Tudo para te controlar aos poucos e fazer com que você se sinta dependente dele, em qualquer situação.
Por que a mulher tem dificuldades para sair de um relacionamento abusivo?
Quanto mais a mulher permanece dentro de uma situação de abuso, maior é a dificuldade de deixar esse relacionamento, isso acontece por diversos motivos:
- Ela acredita que é insuficiente e que não vai encontrar outra pessoa, porque o próprio parceiro reforça essa ideia com palavras e atitudes;
- O parceiro a ameaça de diferentes maneiras, fazendo com que ela se sinta culpada em deixar o relacionamento;
- Ela é dependente financeiramente, porque o cônjuge a proíbe de trabalhar e estudar;
- Se ela possui filhos, ela também pensa nas crianças;
- Ela tem medo de ser julgada pelas pessoas. Afinal, na maioria das vezes, segundo a sociedade, a mulher é a culpada pelo término das relações.
- A mulher não tem para onde ir. Por isso, acaba se sujeitando a ficar junto do companheiro para sobreviver.
O que fazer para se livrar de vez do relacionamento abusivo?
A primeira coisa é procurar uma rede de apoio (familiares, amigos e profissionais) que possam a apoiar – inclusive, financeiramente, durante a separação. Afinal, serão diversos desafios a serem superados.
O segundo passo é aceitar que o fim é a melhor solução para o problema, por mais que você diga amar o seu parceiro. O amor não machuca, o amor cura! Por isso, se você não tem o que merece, o outro não merece você!
A mulher precisa entender que ela não tem apenas capacidade de procurar “coisa melhor”, ela precisa entender que ela tem capacidade de ficar sozinha! É isso que muitas mulheres não entendem.
Mulheres não precisam de um homem. Mulheres precisam de respeito. Afinal, queremos um companheiro que entenda que temos o direito de ser quem a gente quiser! Se você quer trabalhar, ele precisa te apoiar. Se você quer sair com suas amigas, ele precisa respeitar. Ou, então, se você deseja traçar novos rumos, o parceiro deve ser seu companheiro de jornada. Se você quer terminar, ele precisa ir embora!
Por isso, saiba que você não está sozinha nesta caminhada. Sempre tenha em mente que enquanto houver uma mulher oprimida, haverá inúmeras lutando pela sua liberdade. Vem ser livre com a gente, também!
Então, MODAB Lover, não deixe de compartilhar esse texto nas redes sociais para mostrar para outras mulheres que todas nós merecemos amor e respeito. Afinal, juntas sempre seremos mais fortes! Um beijo e até a próxima.
22 commentários
Super ajudar muito
🙌😍
Amei , muito obrigada por tudo que essa empresa faz pelas mulheres, vocês não apenas vendem seu produto , mas sim se preocupam com a auto estima feminina , fazendo com que elas se sintam bem e poderosas , reconhecendo seu devido valor.
Muito obrigada pelo carinho 🙌😍
Eu já vivi um relacionamento abusivo e estas descrições do texto foram explicadas muito bem parabéns para o autor(a), pena que no momento em que estamos nessa situação não enxergamos, é extremamente necessário alguém de fora interfira e salve antes que não haja mais tempo, eu infelizmente nao tive essa ajuda, justamente porque uma das coisas que fazem é isso, te afastar de todos para que ninguém descubra e desmascare. Muito obrigada pela publicação, me senti compreendida, porque não tenho com quem desabafar sobre essa parte da minha vida.
Fico feliz que tenha gostado Si! Sinta-se abraçada por toda equipe Modab 🤗❤
Ótima dica amei
Que bom que gostou Gi, fico muito feliz 🤗❤
MUITO BEM ELABORADO, MUITAS VERDADES. REALMENTE NÓS MULHERES PRECISAMOS DE NÓS MESMAS. SÓ NO QUESITO DE PROCURARMOS FAMILIARES, AMIGOS E PROFISSIONAIS PARA NOS APOIAR FINANCEIRAMENTE NO PERÍODO DE SEPARAÇÃO É QUE É O MAIS DIFÍCIL ISSO NÃO FUNCIONA NA REALIDADE. PODE ATE FUNCIONAR NO PERÍODO DE NO MÁXIMO 03 DIAS E SE TIVER FILHOS FICA MAIS DIFÍCIL AINDA.
Achei essa matéria o máximo!
Quantas de nós está no silêncio ainda. Apesar de que a justiça é muito falha .
Mas se unirmos tudo pode melhorar
Parabéns pela matéria.
Obrigada pelo carinho Lu, fico feliz que tenha gostado 🤗❤
Ótimo texto!! Gratidão pela força. Realmente é muito difícil sair de um relacionamento abusivo, principalmente para quem depende do outro financeiramente e, tão machucada, muitas vezes é difícil até conseguirmos um emprego e termos cabeça para trabalhar. Mas realmente não podemos abrir mão de sermos respeitadas e nem de buscar uma vida melhor. S2
👏❤
Muito importante esse assunto, que muitas vezes é ignorado. Tenho apenas 22 anos e já tive a infeliz oportunidade de passar por essa situação, e sei que não é nada fácil sair de um relacionamento assim, muitas vezes acaba da pior forma. Irei compartilhar, com certeza!
Fico feliz que tenha gostado do conteúdo ❤
Excelente.
Muito importante estás colocações.
Muitas mulheres vivem pensando que dependem de um homem ao lado.
Sabe a esposa que apanha do marido e não larga ele? Algumas pessoas chegam a pensar e outras até ousam falar em alto e bom som “ELA GOSTA”.
Não, ela não gosta!
… ninguém gosta de apanhar, de ser humilhada, chamada de louca, traída…
… por muitas vezes ela pensa que aquilo é normal, que todos os homens tratam suas mulheres dessa forma entre 4 paredes…
… por muitas vezes ela pensa, se isso acontece com mulheres lindas, com dinheiro, famosas, quem sou eu pra querer ser diferente…
… por muitas vezes ela pensa no filho, que acredita que o seu pai é o Melhor Homem do Mundo, o seu Super Herói …
… por muitas vezes ela pensa na família, que mais uma vez vai dizer “ mas ele é tão bom”, bom pra quem? Você dorme com ele? Fica sozinha com ele quando ninguém mais está olhando?
… e tem vezes que ela pensa em se igualar a ele, talvez doa menos, mas não, dói mais porque está fazendo algo contra a sua vontade, os seus princípios…
… por muitas vezes ela pensa “a culpa é minha”, tô gorda, tô velha, não me cuido, não me arrumo…
Não, a culpa não é sua, ninguém é responsável pelo comportamento e escolhas do outro, isso é dele, não seu, não meu…
Eu não tenho culpa!
Mas talvez não tenha força o suficiente pra sair disso sozinha, pra dizer não, pra seguir em frente.
Não julgue, apoie, estenda a mão. 🙏❤️
👏❤
Parabéns Bruna! É muito raro ver uma empresária ou empresário divulgando um conteúdo importante assim, você está ajudando a mudar o mundo, você tem voz, e está usando do jeito certo. ❤️🥰
Muito obrigada pelo carinho Lu! 💖
Bruna amei o seu texto, sempre tive muito interesse pelo assunto porque em minha infância e juventude vi minha mãe sofrer intensos abusos e violência doméstica por parte do meu pai. Inclusive decidi não me casar e sei o quanto essas vivências influenciaram em minha decisão. Leio e estudo sempre a respeito, achei seu texto didático e de fácil compreensão para todas as mulheres. Parabéns pela pauta esclarecedora.
Muito obrigada pelo carinho Cris, fico feliz que tenha gostado do conteúdo! 💖