Minimalismo digital: já ouviu falar?

by
Tempo de Leitura: 3 minutos

Se você é mulher e está se sentido cada vez mais “sugada” pelas redes sociais, saiba que o minimalismo digital pode te ajudar a se livrar do excesso de tecnologia! Afinal, cada dia somos mais bombardeadas de informações e, com isso, somos prejudicas de diversas formas – principalmente, afetando nossa saúde mental. Por isso, confira agora super dicas desse “detox tecnológico” que preparei especialmente para as Modab Lovers! Então, vem comigo!

O que é minimalismo digital?

O minimalismo digital é o termo utilizado para descrever o ato de se desprender dos excessos de informação que você consome pela tecnologia. Isso inclui todas as redes sociais (WhatsApp, Instagram, Facebook, Twitter, etc.), além de outros meios eletrônicos de informação, como blogs, sites, e-mails, entre outros.  

Praticar o minimalismo digital é utilizar – de forma consciente e controlada, apenas aquilo que agrega valor na sua vida. Dessa maneira é possível reestabelecer prioridades e ressignificar o seu tempo, tornando a vida mais leve e com mais qualidade.

Principais benefícios em praticar minimalismo digital

Ajuda a combater a depressão

Diversas pesquisas comprovam que o uso das redes sociais em excesso pode trazer malefícios a nossa mente. Por exemplo: quando você avalia digitalmente que a vida de outras pessoas está melhor que a sua, automaticamente você se compara. Isso pode gerar desde aflição psicológica a pensamentos suicidas.

Auxilia na diminuição da insônia

Ao deitar todas as noites com o celular ao lado, você se torna uma pessoa agitada – ao invés de estar relaxando. Além disso, a luz emitida pela tela do aparelho faz com que a melatonina, hormônio responsável pelo sono, seja menos produzida.

Evita o surgimento da Síndrome do Toque Fantasma

Pessoas viciadas em celular podem acabar sentido efeitos psicológicos que caracterizam dependência extrema. Por exemplo: sentir o celular tocando ou mesmo vibrando, no bolso ou em qualquer parte, é um dos principais sintomas do distúrbio do toque fantasma. Isso pode parecer inofensivo, mas já demonstra séria dependência do aparelho celular.

Aprenda a praticar o minimalismo digital em 4 passos

1 – Estabeleça horários para o uso das redes sociais

Não precisa abandonar as redes sociais! Apenas repense a quantidade de tempo que você gasta em cada uma es estabeleça horários fixos para acessá-las.

2 – Desative as notificações

O toque tentador da notificação que aparece na tela inicial é o gatilho perfeito para você passar o dia conferindo suas notificações. Por isso, desative as notificações para que você fique em paz e não caia em tentação!

3 – Organize a caixa de entrada do e-mail

Para evitar de perder horas lendo e-mails (principalmente, newsletters e conteúdos comerciais), procure sempre fazer uma faxina na caixa de entrada. Também vale desativar assinaturas que não fazem parte do seu nicho de interesse.

4 – Delete aplicativos que você não usa

Simples e claro: não usa? Então apague! Jogos, aplicativos e redes sociais são armadilhas mentais para você cair na procrastinação! Delete tudo o que faz você perder seu tempo e sua paz!

Gostaram das dicas sobre a prática do minimalismo digital, minhas amadas? Então, não deixe de compartilhar esse post no grupo da família e das amigas! Afinal, saúde mental é um bem que todos precisam valorizar! Um beijo grande e até a próxima dica da Modab!

2 Respostas
  • SOLANGE A CABRAL SILVA - São Paulo-SP
    novembro 6, 2020

    Ótima dica…tudo em excesso é prejudicial!!
    Devemos ter hora para tudo…dormir, comer, se exercitar, etc.

O que achou desta dica?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *