Feridas emocionais: o que são e como curá-las?

by
Tempo de Leitura: 3 minutos

Querida Modab Lover, você já ouviu falar sobre feridas emocionais? Bem, esse é um assunto que impacta diretamente a vida de nós, mulheres. Afinal, quem nunca passou por uma situação difícil, que acabou gerando consequências, limitações e até mesmo traumas?

Por ser um tema tão necessário e importante, vou mostrar para vocês que é possível sim curar nossas feridas, trazendo nesse post as principais informações sobre o assunto! Afinal, cuidar de si mesma é um ato de amor-próprio fundamental! Então, vem comigo para mais esse super conteúdo cheio de carinho e empoderamento feminino!

O que são as feridas emocionais?

Feridas emocionais são situações, emoções e comportamentos que nos afetam de forma negativa, trazendo insegurança, bloqueios e sensação de insuficiência. Na maioria das vezes, as feridas emocionais são causadas por situações que nos afetam de forma subconsciente.

Por isso, não sabemos dizer, ao certo, o porquê somos mais vulneráveis a certos comportamentos, sentimentos ou bloqueios diante de uma pessoa ou circunstância.

De acordo com a psicologia, há 5 feridas emocionais mais comuns. São elas:

A humilhação, quando alguém ataca a dignidade de diversas maneiras, denegrindo o outro e causando feridas conscientes e subconscientes.

A decepção, quando as expectativas caem por terra. É uma mistura de choque, raiva, surpresa e dor causando a redução, ou eliminação da capacidade de confiar.

A traição, quando aqueles que julgávamos serem pessoas honestas e sinceras – mas descobrimos que é justamente o contrário.

A rejeição, despertando o sentimento de indiferença.

O abandono, quando pessoas que amamos saem da nossa vida de forma inesperada.

Como não sabemos lidar com elas, desenvolvemos máscaras (comportamentos e ações) para escondê-las, acreditando que, assim, desaparecerão.

Como as feridas emocionais podem interferir na nossa vida?

De acordo com a psicóloga Lise Bourbeau, se não tratadas, as feridas emocionais podem se tornar cada vez mais profundas. Isso pode atrapalhar nossa saúde física, mental, emocional, nossos relacionamentos e, até mesmo, moldando a nossa personalidade de forma negativa.

Muitas pessoas podem desenvolver vícios (em álcool, tabagismo, drogas ilícitas, etc.) e, até mesmo, comportamentos autodestruitivos e suicidas.

Assim, nós acabamos nos distanciando de quem realmente somos, esquecemos nossas ambições e particularidades, e acabamos vivendo refém de feridas cada vez mais nocivas.

De que forma posso curar minhas feridas emocionais?

Ao identificar as feridas que carregamos, podemos descobrir a origem das dificuldades que enfrentamos de forma recorrente. E, assim, empreender uma jornada de cura, aceitando as experiências do passado e perdoando todos os aspectos de nós mesmos.

Uma das melhores opções é recorrer à especialistas (psicólogos, terapeutas, psiquiatras, etc.) para auxiliar a detectar quais feridas estão latentes e ajudar no processo de acolhimento e cura destes traumas.

Entretanto, algumas atitudes simples também podem ajudar muito durante o processo:

Seja paciente e persistente

Ninguém é forte o tempo todo – e está tudo bem! Afinal, o processo de cura não é linear. Em alguns dias você se sentirá imbatível. Em outros, casada e desanimada. Por isso, tenha persistência e acredite que, dia após dias a mudança virá! Nunca desista de você mesma!

Priorize o autocuidado

Trabalhar na sua própria cura requer tempo, energia e autocuidado. Por isso, fuja de situações e pessoas que você já sabe que não tem fazem bem e escolha estar ao lado de pessoas e lugares que te acolhem com amor e paciência.

Processe seus sentimentos e não viva mais de passado!

Fingir que as coisas não aconteceram é a pior cilada que alguém pode entrar! Por isso, aceite os acontecimentos para que você possa continuar a sua caminhada sempre em frente.

Gostou das dicas para curar suas feridas emocionais de uma vez por todas, minha amada? Então, lembre-se: você é a joia mais preciosa da sua vida! Por isso, amor-próprio e autocuidado devem guiar sempre a direção dos seus passos. Força e coragem! Conte comigo sempre, viu? Um beijo da Bru!

46 Respostas
  • Kelin
    junho 24, 2021

    Simplesmente maravilhoso!!! Gratidão ❤

    • Bruna
      junho 25, 2021

      🥰❤

      • NEUSA MARIA
        junho 27, 2021

        Estou tentando deixar o passado pra trás, cuidar um pouco mais de mim. Mas não é fácil, comecei fazer terapia, agora percebo o quanto a vida inteira me descuidei de mim em prol dos outros. Agora percebo que a pessoa mais importante nesse mundo sou EU, preciso cuidar de mim, pq ninguém mais vai cuidar.Estou aprendendo a dizer NAO palavrinha que eu não sabia usar KKKK. Tem dia que minhas filhas falam, Kd minha mãe? vou lá na sua psicologa pedir minha mãe de volta KKKK, mas foi assim percebendo os comentários delas que vejo como já mudei um pouco meu jeito de ser. As vezes me pego pensando nossa como eu estou EGOISTA, mas vejo que não é egoísmo e sim autocuidado. Obrigada por compartilhar comigo este texto maravilhoso.

  • Janaina Cavalcanti Alexandre
    junho 24, 2021

    Maravilhosooooo!!! Super importante. Me vi nesse post em vários momentos 😢🥺😞

  • SUELIM CRISTINA ANDREOLA
    junho 24, 2021

    Maravilhoso 😍. Gratidão

  • Rosana Branquinho
    junho 24, 2021

    MUITO OBG PELO CARINHO PESSOA LINDA!!ME AJUDOU MUITO.

    • Bruna
      junho 25, 2021

      Fico muito feliz com a sua mensagem linda ❤ Tenha um ótimo dia 🥰

  • Nathiane Cordeiro
    junho 24, 2021

    Maravilhoso!!!!
    Muito grata por abordar esse assunto com nossas deusas mulheres!!!
    Adotando mais ainda a marca!

    • Bruna
      junho 25, 2021

      Obrigada pelo carinho linda 🥰

  • Claudia Regina eid
    junho 24, 2021

    Achei muito bom a dica, esquecer o passado e uma das coisas mais importantes que vc pode fazer, viver o presente e o que mais devemos fazer, viva intensamente!!

  • Dulcecelia da cruz
    junho 24, 2021

    Olá Boa noite muito lindo obrigada ❤🙏👏🕊🙌

  • Ana
    junho 24, 2021

    Amei!

  • Salete Leite
    junho 24, 2021

    Gostei muito! Obrigada 🌹

    • Bruna
      junho 25, 2021

      Fico muito feliz que tenha gostado linda 😍

  • Jessica
    junho 24, 2021

    Perfeito ! Muito válido , parabéns pela iniciativa de abordar o assunto .

    • Bruna
      junho 25, 2021

      Obrigada pelo carinho 😍

  • Marli Dutra Medeiros
    junho 24, 2021

    Excelente. Tive um aprendizado muito importante para minha VIDA.
    Gratidão…..

  • Adriana
    junho 24, 2021

    Td que eu precisava ler

  • Tiago
    junho 24, 2021

    Poxa muito legal

  • Iraci
    junho 24, 2021

    Além de criar as roupas mais perfeitas, que enaltecem nosso físico- seja ele como for, vai ficar fenomenal – ainda cuida de nossa alma. Gratidão por transformar sua passagem por este Plano,numa linda missão de resgate. Sim! Está nos resgatando! Nos embelezando e tocando profundamente o coração da gente!

    • Bruna
      junho 25, 2021

      Muito obrigada pelo carinho que tem conosco linda! Fico muito feliz com a sua mensagem 🙏❤

  • Geizimara
    junho 24, 2021

    Muito bom pra mim ler esses post ameiiii♥️♥️ótimas dicas obrigada.

    • Bruna
      junho 25, 2021

      Obrigada pelo carinho linda 🥰

  • Sharon Lee
    junho 24, 2021

    Que doçura vcs da Modab ajudar a gente que é cliente com esse assunto! Boa leitura! Boas dicas!😍

    • Bruna
      junho 25, 2021

      Fico muito feliz que tenha gostado linda 🥰

  • Tatiane
    junho 25, 2021

    🔝🔝🔝🥰🙏🏻

  • Maria Madalena De Morais Santos
    junho 25, 2021

    Nossa muito bom é tudo que eu tenho enfrentado , tenho traumas feridas na coração que ainda não consegui ,me liberar e isso prejudica dimais

    • Rose
      junho 25, 2021

      Sei que devemos sim recorrer a medicina pois Deus nos deu esses profissionais para isso. Mas em primeiro lugar na minha vida vem o médico dos médicos que é Jesus Cristo, ele da direção e tranquilidade para enfrentar qualquer obstáculo com serenidade e paciência. Depois que eu o conheci todo o problema se tornou leve e fácil de tratar. E de graça e não custa nada, só a sua fé bjs e amo Modab

  • Silvana de oliveira Aguiar
    junho 26, 2021

    Simplesmente maravillho…🤍

    • Bruna
      junho 28, 2021

      💖

    • Joice de campos
      junho 28, 2021

      Vcs são ótimas , um carinho lindo contagiante amei 🥰 gratidão pelo carinho. Deus abençoe sempre 🙌🙌💕🙌mas ainda não consegui, me libertar totalmente, tenho muito conflitos ainda que estou superando, mas sempre bom ler algo que ajuda nós superamos gratidão 🥰🙌

      • Bruna
        junho 29, 2021

        Fico muito feliz que tenha gostado linda! Logo vai ficar tudo bem, pode ter certeza 😍🙏

  • Valdenir Freire de Sousa Moura
    junho 29, 2021

    Simplesmente, Lindoooooooooo

O que achou desta dica?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *