Amiga linda, com certeza você já se sentiu induzida a tomar alguma atitude, a mudar seu corpo ou comportamento por causa das diferentes pressões sociais: ser mãe, emagrecer, ser sempre jovem, ser bem sucedida, ser uma boa dona de casa, etc. Afinal, nós mulheres somos bombardeadas de conceitos a todo momento, que tem como o objetivo moldar o nosso comportamento para atender as expectativas da sociedade.
Porém, isso não é nada saudável para a nossa autoestima e saúde mental. Por isso, preparei esse post superimportante para te mostrar que você não é obrigada a nada – principalmente, a seguir algum tipo de padrão para atender as pressões sociais.
E, digo mais: vou te mostrar como contornar de vez todas as pessoas e situações que tentam sabotar a mulher maravilhosa que você é! Pronta para ser a sua melhor versão? Então, vem comigo!
Afinal, o que é a pressão social?
A pressão social é um conjunto de pensamentos, crenças e atitudes que contribuem negativamente para condicionar um grupo de pessoas a agirem conforme a vontade da maioria ou classe dominante.
Exemplo: Todos os lugares possuem um tipo de roupa (dress code) adequada para os frequentadores, certo? Você não vai a uma audiência pública de biquini e também não vai de calça social a uma praia! Caso você opte por ‘quebrar’ essa norma de conduta estabelecida, provavelmente, você se sentirá excluída e, em alguns casos, até penalizada.
A pressão social age de forma semelhante. Porém, o intuito da pressão social é fazer com que as pessoas se ‘encaixem’ no mesmo padrão, considerado o ideal. Esse padrão é construído ao longo dos anos, de forma cultural, política e econômica pelas classes e gêneros dominantes.
Sendo assim, toda e qualquer pessoa que não se encaixe nesse padrões é considerada errônea e, consequentemente, excluída do convívio social.
Por que as mulheres são as mais afetadas pelas diferentes pressões sociais?
Historicamente, nós mulheres fomos consideradas vulneráveis e inferiores perante os homens, classe dominante até metade do século XX, quando conquistamos legalmente muitos de nossos direitos.
Ou seja: passamos quase 2.000 anos sendo induzidas a nos comportarmos de acordo com o que a classe dominante considera o correto a partir de decisões políticas, crenças conservadoras, religiões, mídia e demais instituições.
Principais pressões sociais que as mulheres enfrentam
- A busca do “corpo perfeito”;
- O papel da mulher-mãe, da cuidadora e da responsável pelo lar;
- A busca pelo casamento antes dos 30 anos;
- A carreira perfeita e bem-sucedida – que, entretanto, não pode tomar tanto tempo da mulher para que ela também consiga ser uma boa dona de casa;
- A mulher que tem a vida sexual bem resolvida, mas que não pode se libertar tanto para não ser considerada vulgar;
- Entre outras.
Como fugir de vez da pressão social?
A melhor forma de fugir de toda essa pressão é a partir do autoconhecimento. Afinal, quando você sabe quem é, quando sabe aonde quer chegar, ninguém tem o poder de interferir nas suas escolhas e decisões.
Dessa forma, o primeiro passo é reconhecer a mulher incrível e maravilhosa que você é, considerando suas qualidades e imperfeições que, juntas, tornam você única e especial.
O segundo passo é ter consciência de que só você pode decidir qual é o melhor caminho a trilhar e quais são as escolhas que te deixam feliz. Amar a sua individualidade é a maior arma contra a pressão social.
Contudo, uma mulher que se ama de verdade sabe que a maior dádiva da vida é ser quem ela sempre quis, e não quem os outros queriam que ela fosse. Isso se chama maturidade – e ela não tem preço!
Modab Lover, para que você possa ajudar outras mulheres lindas como você, me conta nos comentários como você tem superado as diferentes pressões sociais! Vou saber um pouquinho mais sobre vocês. Super beijo da Bru!
17 commentários
Eu ñ ligo pra oque ais pessoas falam ou acham de mim oqur importa é oque eu acho como me sinto sou feliz assim…
👏❤
Desde os tempos imemoriais que nós mulheres, somos submetidas diuturnamente às pressões sociais e essas pressões, nada mais é do que modalidades de violência a qual abarca : violência fisica/psicológica/patrimonial. Minha maior experiência e a melhor sucedida foi adquirir minha liberdade financeira e conhecimento. Tenho em mente um ensinamento do meu pai que carrego comigo: ” marido da mulher é o emprego/trabalho. Homem…depois a gente arruma. As pressões sociais sempre vão existir, todas serão superadas porque nós mulheres somos muito fortes e empoderadas, desde de mulheres que moram em um casebres até as que residem em palacetes. Todas temos algo comum: sentimento de amor e lutas contínuas para cuidar de suas famílias e sempre buscando um tempo para cuidar de nós. PARABÉNS PELA FORÇA QUE VOCÊS DA MODAB, NOS DEDICA AMEIII! ADOREI O TEMA…DEFINITIVAMENTE ADORO VOCÊS. VALEU!
Fico feliz que tenha gostado ❤
Olá gurias. Hoje eu não me importo com que a sociedade impõe: se está gorda tem que emagrecer, se está magra tem que engordar, se está solteira tem que casar, se tem um filho tem que ter outro. Não importa o achismo, regras do outro e sim eu estar bem comigo mesma e feliz. Isso é amor próprio. Confesso que demorei anos para viver a minha vida. Hoje eu sou mais eu. Afinal, sou única.
👏😍
Dica maravilhosa amei ❤️❤️❤️
Obrigada pelo carinho Ale 👏❤
Se eu te falar que esse post veio no momento ideal vc acredita?
Hoje mesmo tive diversas situações nas quais se enquadram com o tema. Obrigada pelo conforto!!!
Fico feliz que tenha te ajudado de alguma forma ❤
Eu descobri com a tempo, que nós mesmo é que colocamos os obstáculos em nossas vidas.
Não me sinto mais pressionada.
Sigo como acho que tem que ser. E não dou audiência pra comentários que podem baixar minha estima.
Me acho linda e sempre me coloco em primeiro lugar.
Se estou bem tudo está bem.
👏❤
Super construtivo, maravilhoso para todas nós mulheres, isso mesmo, temos que pensar mais em nós mesmas, e comentários e pressões desagradáveis, temos que dar a volta por cima, sacudir a poeira, e é vida que segue.
Afinal somos empoderadas👏👏👏👏👏❤️❤️❤️
👏❤
Maravilhoso eu adorei 💛💛💛💛💛
Fico feliz que tenha gostado 😍❤
Essa é exatamente a fase que estou vivendo, o divórcio, a libertação das correntes que me empeciam de voar e que me sufocava ao ponto de esquecer quem sou.