Você já ouvir falar em mansplaining? Esse é um termo que caracteriza a forma dominadora e machista com que os homens se posicionam verbalmente diante das mulheres. O mansplaining tem se tornado um tema de grande debate na mídia e, consequentemente, tem quebrado vários paradigmas no comportamento social e nos relacionamentos amorosos.
Quer saber mais sobre o mansplaining e como fugir dessa situação? Então, confira o post que preparei especialmente para você! Afinal, juntas somos muito mais fortes e poderosas! Vem comigo!
O que é mansplaining?
O termo mansplaining provém do inglês e é composto pelas palavras “man” e “explain”, que, em tradução aproximada significa “explicação do homem”. Entretanto, o que caracteriza o mansplaining é a forma paternalista, machista e agressiva com que alguns homens tentam impor suas opiniões perante as mulheres.
Dessa maneira, as mulheres se sentem insuficientes ou incapazes de pensar, se posicionar e tomar decisões sozinhas. Contudo, os homens se apropriam do lugar de fala que não os pertencem, incapacitando e limitando o posicionamento feminino.
Exemplos de mansplaining na vida real
Um dos episódios públicos mais recentes de mansplaining foi a entrevista da blogueira Bianca Andrade, durante o programa Pânico, na Rádio Jovem Pan. Durante a entrevista, a convidada foi interrompida diversas vezes pelos apresentadores (homens), que tentavam distorcer e manipular as falas da influencer.
O constrangimento foi tão grande, que a própria entrevistada teve que pedir licença para poder se posicionar diante da situação: “Com licença, posso falar, como convidada? Obrigada”, desabafou Bianca.
Como reverter a situação de Mansplaining?
Em muitos casos, os exemplos clássicos de mansplaining acontecem quando um homem fala tentando se mostrar mais entendido e com a intenção de fazer com que a mulher se cale e aprenda.
Por isso, quando você se deparar com essa situação, responda: “Deixa eu ver se entendi: você está explicando esse assunto novamente para mim, é isso mesmo?”. Ou, então, seja enfática e diga: “Gostaria de terminar meu raciocínio. Se me deixar terminar, irá entender”.
Em alguns casos, além de não permitirem a fala das mulheres, alguns homens se mostram agressivos e, até mesmo, adquirem respostas verbais violentas. Nessas situações, não entre no jogo deles! Enquanto eles querem te “ganhar no grito”, apenas mantenha a calma e diga: “Com licença, eu ainda não terminei”.
Se nenhuma das alternativas funcionar, apenas se afaste dessa pessoa. Afinal, ninguém vale a nossa saúde mental, integridade física e bem-estar psicológico.
Viu como é importante reconhecer situações de mansplaining para poder reverter o jogo ao seu favor? Lembre-se de que você é uma mulher inteligente, poderosa e dona de si! Homem nenhum deve dizer a você como agir, pensar, o que é certo ou errado. Afinal, somos donas da nossas vidas e das nossas verdades! Como diz aquele velho ditado: “Para quem não soma, a porta sempre é a serventia da casa”.
Então, Modab Lover, não deixe de compartilhar esse post no grupo das amigas para mostrar a importância de combater o mansplaining e como sair dessa da melhor forma possível! Juntas somos muito mais fortes!