4 tipos de ciclos tóxicos que prejudicam seu desenvolvimento pessoal

by
Tempo de Leitura: 3 minutos

Amiga linda, vamos conversar: a vida é feita de ciclos, de términos e recomeços. Sendo assim, portas precisam ser fechadas para que outras sejam abertas. Às vezes, não conseguimos detectar que estamos em ciclos tóxicos que precisam ser encerrados. Pensando nisso, preparei esse post com todo o coração para te ajudar a identificar quais são esses ciclos tóxicos e como fechá-los de uma vez por todas. Então, pega na minha mão e vem comigo para mais esse conteúdo de auto-amor e muito conhecimento.

O que são ciclos tóxicos e como prejudicam seu desenvolvimento pessoal?

São todas as relações em que, não importa o que aconteça, existe uma parte submissa que é sempre maltratada e, por diversos fatores não consegue deixar essa situação.

Sendo assim, a pessoa submissa age como se estivesse quimicamente viciada e emocionalmente cega. E, com isso, a parte que é a dominadora usa dessa fragilidade para impor suas vontades e manipular a situação.

Que tipos de relações podem estar sujeitas a ciclos tóxicos?

Amiga linda, de todas as relações podem surgir ciclos tóxicos – se você não está emocionalmente madura e com a autoestima muito bem resolvida. Afinal, todas as trocas que fazemos com outras pessoas estão sujeitas a relações de abuso, se não conseguimos identificar os sinais.

Entretanto, os principais tipos de relações que podem desencadear ciclos problemáticos são:

1 – Ciclo de relacionamentos amorosos problemáticos

Aqui se enquadram relações afetivas abusivas, tanto de cunho psicológico como físico. Ciúmes, chantagem, traições e humilhações de diferentes aspectos.

2 – Ciclo de criação familiar tóxica

São relações familiares baseadas no controle excessivo por parte dos pais, além do abandono parental que também pode causar diversas sequelas emocionais: falta de autoestima, necessidade constante de aprovação, insuficiência, entre outras.

3 – Ciclo de autossabotagem

Geralmente, a autossabotagem começa com a comparação. Sendo assim, quando começamos a comparar as nossas conquistas com os demais, acabamos por nos achar insuficientes. E isso gera a autossabotagem, onde deixamos de executar nossas metas por não acreditar na nossa própria capacidade de realização.

4 – Ciclo de vícios

Vícios são comportamentos que nos levam a autodepreciação. Inclusive, isso vale para vícios químicos (como drogas lícitas e ilícitas), até mesmo, para comportamentos nocivos e repetitivos que nos impedem de evoluir: jogos de azar, gastar dinheiro sem necessidade, comer algo que te faz mal, etc.

Como sair de ciclos tóxicos de uma vez por todas?

MODAB Lover, todo fechamento de ciclo demanda tempo. Sendo assim, tenha paciência com o seu processo. O primeiro passo é reconhecer que você precisa fechar essa porta de vez, para não cair em tentação e voltar a repetir esse ciclo.

Lembre-se de que você é a pessoa mais importante da sua vida e a única responsável pelas mudanças que você quer realizar. Por isso, use sua motivação pessoal como combustível para deixar de vez situações que não te fazem bem.

Obviamente, você pode (e deve!) contar com ajuda profissional, caso tenha dificuldades em deixar ciclos tóxicos. Em todo o caso, procure psicólogos e terapeutas especializados para te auxiliar nessa missão e invista seu tempo e cuidados em si própria.

Também vale dizer que, na maioria dos casos, o fechamento do ciclo será algo doloroso – por mais que já seja algo que te faça mal. Mas, nem sempre as soluções mais fáceis são as melhores. E, com isso, precisamos tomar medidas difíceis para que nossos problemas sejam resolvidos.

Independentemente de qualquer coisa, se coloque sempre em primeiro lugar! Não deixe para amanhã o que você precisa fazer hoje. Comece a sua melhor fase da vida agora mesmo!

Gostou do texto, meu amor? Então, diz pra mim aqui nos comentários que tipo de ciclo tóxico você precisa finalizar na sua vida para enxergar o mundo com mais leveza e amor-próprio! Um super beijo e até a próxima!

11 Respostas
  • Elisandra Alves
    novembro 27, 2021

    Adorei o texto! Espero que alcance muitas mulheres. Agradecida.

    • Bruna
      novembro 29, 2021

      Fico muito feliz que tenha gostado🌹❤

  • Gisele de Souza Castro
    novembro 27, 2021

    Maravilhosa essa dica ❤

    • Bruna
      novembro 29, 2021

      Que bom que gostou Gi 🌹❤

  • Rosângela Correa
    novembro 27, 2021

    Preciso sair de um relacionamento tóxico,está me fazendo muito mau!! Estou no caminho !! Bjs

  • Mari
    novembro 28, 2021

    Muito boa essas dicas de ciclos tóxicos. Gostei do nome, porque se encaixa direitinho.
    E gostei da postura de ser paciente e optar por “fechar essa porta que magoa”. É isso mesmo. Sempre bom ouvir
    esses alertas que a gente sabe que precisa de atitude mas que vai levando por conveniencia. Show.

  • SImone
    novembro 29, 2021

    Maravilhoso 👏🤩 Amei profissional me comparo com outras pessoas e tenho medo de sair do lugar , pior que seu que sou capaz . Gratidão veio numa boa hora . Beijos e muito muito sucesso pra toda sua equipe .

    • Bruna
      novembro 29, 2021

      Obrigada pelo carinho Si 🌹❤

O que achou desta dica?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *