Câncer de mama: prevenção além do Outubro Rosa

by
Tempo de Leitura: 3 minutos

O Câncer de mama é o tema destaque durante o #OutubroRosa. Porém, eu e todo o time de mulheres da MODAB sabemos que esse é um tema que merece atenção todos os dias do ano. E, por isso, hoje vamos falar sobre a prevenção do câncer de mama que vai muito além do autoexame e dos procedimentos clínicos preventivos. Afinal, toda MODAB Lover ama e deve se cuidar de dentro para fora! Borá lá se cuidar, meu amor? Então, vem conferir esse super post comigo.

A importância da prevenção do câncer de mama

Bem, o “Outubro Rosa” é uma campanha anual de combate ao câncer de mama criada na década de 1990, e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Sendo assim, instituições de saúde, empresas privadas e governamentais se unem para compartilhar informações sobre a doença.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, correspondendo a 29% dos novos casos da doença ao ano. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental e aumenta as chances de cura do câncer de mama.

Como prevenir o surgimento do câncer de mama

Há diversas formas de prevenir o desenvolvimento do câncer de mama. Confira a seguir os procedimentos mais recomendados:

Autoexame

O autoexame é feito sete dias após o inicio da menstruação. Após a menopausa, deve-se escolher um dia por mês para fazê-lo.

O objetivo fundamental do autoexame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, etc.

Mamografia

A partir dos 40 anos de idade, as mulheres devem realizar anualmente a mamografia, exame que permite a identificação de lesões não palpáveis.

Sendo assim, qualquer alteração significativa pode ser vista de forma precoce, o que facilita o tratamento da doença e as chances de cura.

Cuidar da sua saúde é a melhor forma de prevenção

Amiga linda, sabemos que o câncer de mama pode ocorrer por diversas fatores: herança genética, má alimentação, falta de atividades físicas, acúmulos orgânicos e emocionais, etc.

Por isso, além da prevenção clínica é importante que você cuide muito bem de você, para que o câncer e outras doenças passem bem longe da sua saúde! Por isso, nada melhor do que investir no seu bem-estar, como:

  • Reservar um tempo só para você, cuidar do seu corpo e da sua mente;
  • Evite bebidas alcóolicas, cigarros e outras drogas;
  • Consuma alimentos in natura e, sempre que possível, evite produtos industrializados como embutidos, conservantes, entre outros.
  • Tenha uma boa noite de sono e períodos de descanso durante a semana.
  • Faça exames de rotina (para além dos ginecológicos) para acompanhar a sua saúde e evitar doenças no geral.

Lembre-se que a prevenção ainda é o melhor remédio para qualquer doença. Ou você tira um tempo para cuidar da sua saúde, ou vai ter que tirar um tempo para cuidar da sua doença.

Então, bora se cuidar mais do que nunca, MODAB Lover? Então, não esquece de fazer os exames preventivos e, também, cuidar muito bem da sua rotina. Sua saúde sempre agradece! Um super beijo e até a próxima!

4 Respostas
  • Wanderleia
    outubro 22, 2021

    Excelente parabéns!!!

    • Bruna
      novembro 3, 2021

      Obrigada 💓

  • Edir Aparecida curi de Sá
    outubro 28, 2021

    Achei muito legal a iniciativa de vcs!

    • Bruna
      novembro 16, 2021

      Que bom que gostou, fico muito feliz ❤

O que achou desta dica?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *