MODAB Lover, se você não consegue se relacionar de forma saudável, se os seus relacionamentos não são duradouros, o ciúme e a insegurança falam mais alto, saiba que você precisa trabalhar a sua inteligência emocional. Mas, afinal: o que é isso? De que forma posso viver a inteligência emocional dentro das minhas relações? Bem, deixa comigo que vou te explicar tudinho nesse post que preparei com todo carinho e amor! Vem comigo!
O que é inteligência emocional?
De acordo com a psicologia, inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos. Um exemplo é a pessoa que consegue terminar suas tarefas e atingir suas metas, mesmo sentindo-se triste e ansiosa ao longo de um dia de trabalho.
Segundo Daniel Goleman, jornalista científico especializado nessa área, existem cinco pilares da Inteligência Emocional que fazem parte do processo de aprimoramento emocional:
1 – Conhecer as próprias emoções
Isso significa entender o que se sente: mágoa, rancor, felicidade, carência, amor, atração, ilusão, etc.
2 – Controlar as emoções
Quando reconhecemos o que sentimos temos o poder de controlar as nossas emoções. Ou seja: racionalizar aquilo se sente para tomar as melhores decisões e atitudes sobre determinado assunto ou pessoa.
3 – Automotivação
Quando reconhecemos o que sentimos descobrimos que podemos gerenciar nossos sentimentos. Dessa maneira, isso ajuda a melhorar a nossa própria capacidade de nos motivar.
4 – Empatia
Quando você aprende lidar melhor com as suas emoções, naturalmente, você aprende melhor a lidar com as emoções das outras pessoas.
5 – Saber se relacionar interpessoalmente
Por fim, você aprende a se relacionar melhor com seu parceiro, seja ele um ficante, namorado ou esposo.
Dicas de como aprimorar a inteligência emocional
Amiga linda, tudo na vida pode ser melhorado. Afinal, o primeiro passo é reconhecer que todas nós estamos trilhando um caminho de aprendizado. Por isso, com a inteligência emocional não pode ser diferente. Alguns passos básicos podem ser extremamente úteis e necessários:
Observe e analise seu próprio comportamento
Sua mente é a melhor escola do mundo. Sendo assim, aprenda a observar o que o seu mental tem a te dizer diante de situações desafiadoras, principalmente dentro do seu relacionamento.
Domine suas emoções
Se você não controla as suas emoções, elas irão te controlar. Ciúmes, dramas, ataques de raiva ou rejeição. Por isso, ter inteligência emocional é saber administrar aquilo que você sente.
Aprenda a trabalhar as emoções negativas
Você sempre vai vivenciar experiências negativas – até mesmo dentro de um relacionamento saudável. Sendo assim, você precisa saber que os sentimentos rins irão chegar e também, passar.
Aumente a sua autoconfiança para ter inteligência emocional
Você é a dona da sua vida e do seu destino! Dessa forma, nunca se esqueça de que você tem capacidade para lidar com tudo e todos.
Aprenda a lidar com a pressão
Tenha calma, pois saiba que o mesmo tempo que você gasta resolvendo um problema estressada é o mesmo tempo que você vai despender resolvendo algo com calma. A ansiedade não acelera relógio!
Quem tem inteligência emocional não tem medo de se expressar
Lindona, aprenda a se posicionar. Diga aquilo que você quer, seja clara consigo e com os outros. Contudo, você será uma mulher decidida e respeita – e todos a sua volta saberão que você é madura e merece somente o que há de melhor! Viu como a inteligência emocional é fundamental para que a sua vida seja mais leve e saudável. Então, não deixe de compartilhar esse post no grupo das amigas e redes sociais para mostrar a mais mulheres a importância de saber gerenciar as próprias emoções. Um super beijo e até a próxima.