Quem nunca sentiu a ansiedade bater, em pleno horário de expediente? Que mulher nunca se sentiu pressionada na carreira profissional? Quem nunca se questionou sobre suas capacidades e habilidades? Quem já se sentiu esmagada pela competitividade do mercado de trabalho? Pois, é MODABLover, você não está sozinha nessa! Afinal, a ansiedade é um sentimento nocivo, que pode comprometer negativamente a sua caminhada – se não trabalhada dentro de você.
E, para te ajudar a superar mais essa, eu preparei um super post que vai acalmar o seu coração. E, também, vai mostrar que é possível ser uma profissional de sucesso e passar longe das crises de ansiedade de uma vez por todas!
Como sei que estou sofrendo de ansiedade no ambiente de trabalho?
Amiga linda, a ansiedade é um sentimento. E, por isso, ele aparece quando algo toca seus gatilhos emocionais. Sendo assim, várias situações internas e externas podem ocasionar crises de ansiedade: rotinas desgastantes, excesso de trabalho, cobranças indevidas, falta de autoestima e confiança, traumas passados etc.
Se esses diferentes gatilhos não são curados e acolhidos dentro de você, a curto ou longo prazo, podem ocasionar crises de ansiedade no ambiente laboral. Logo, os sintomas mais comuns de ansiedade no trabalho são:
- Episódios de raiva descontrolada diante de situações inesperadas;
- Crises de choro por se achar insuficiente;
- Problemas estomacais, como: gastrite, refluxo e perda e/ou excesso de apetite causados pelo sistema nervoso sobrecarregado;
- Insônia;
- Dificuldades para se concentrar nas atividades laborais;
- Se sentir constantemente ameaçada por colegas ou superiores;
- Queda de cabelo e unhas fracas;
- Déficit de memória, entre outros;
Sofro de ansiedade no trabalho. E agora?
Lindona, como dito anteriormente, a ansiedade é um sentimento humano que, assim como o medo, a raiva, o rancor, a angústia, entre outros, precisa ser reconhecido e curado. Oras, a ansiedade tem uma função biológica no nosso corpo, que é nos deixar alerta para possíveis situações de perigo.
Então, o primeiro passo é se perguntar: “Será que esse perigo é real?”. Na maioria das vezes, não. Então, quando percebemos que a ansiedade no trabalho é fruto das nossas próprias projeções e inseguranças, basta deixarmos esse sentimento ‘passar’ por nós.
Afinal, se você focar na ansiedade, ela irá crescer. Então, racionalize esse sentimento para discernir seus medos imaginários da realidade.
Dicas para ter mais autocontrole no trabalho de forma prática
- Acredite mais em você e não tente abraçar o mundo;
- Faça o seu melhor sempre, pensando em agradar primeiro você e depois os outros;
- Tire um tempo para descansar e apreciar a sua trajetória profissional;
- Não se compare com colegas de profissão, pois cada um possui histórias e jornadas únicas;
- Converse com seus colegas, chefe ou RH quando realmente há problemas que interferem na produtividade e, principalmente, na saúde mental de todos;
- Você não pode controlar tudo – e está tudo bem!
- Viva um dia de cada vez e não tenha pressa para subir ao topo. Portanto, aprenda a aproveitar a caminhada até lá!
- Se necessário, procure ajuda profissional (psicólogos, terapeutas, neurologistas, etc.). Afinal, você nunca está sozinha!
Viu, MODABLover, como é possível ter uma vida profissional mais saudável e controlar a ansiedade de forma prática? Então, me conta nos comentários como você tem lidado com esse sentimento no seu dia a dia! Um beijo e até a próxima!