Terapia ainda é um tabu – e a Modab chegou para desmistificar esse conceito para você! Afinal, não é possível falar de bem-estar e autoestima sem reconhecer a importância do autoconhecimento que só a terapia pode nos proporcionar. Tá preparada para crescer e aprender ainda mais? Então, mais uma vez vem comigo!
O que é terapia e como ela impacta na nossa vida?
Terapia é um processo cientificamente comprovado que ensina como sua mente funciona. Dessa forma, ela te você a navegar em seus sentimentos, construir comportamentos melhores e se relacionar com seus pensamentos de maneira diferente, para que possa viver a vida que deseja.
Sendo assim, as terapias servem para que a pessoa consiga lidar de uma melhor forma com as suas questões emocionais, principalmente as questões emocionais que tiveram grande impacto em sua vida.
Porém, as questões de menor impacto não são menos importantes e também fazem parte do processo terapêutico.
Contudo, fazer terapia possibilita o autoconhecimento, a solução de conflitos e a melhora da saúde mental.
Por isso, é nela que o paciente olha para si mesmo e pensa nas razões que levam à determinados pensamentos ou atitudes em relação a uma área de sua vida.
Principais dúvidas sobre a terapia:
Quando devo começar a fazer terapia?
Todas as pessoas podem fazer terapia em qualquer momento da vida. Entretanto, alguns sinais apresentam necessidade mais urgente, como ansiedade e tristeza intensa e frequente, medo que impede a tomada de decisões, uso recorrente de substâncias para aliviar algum sentimento negativo.
O que falar na sessão de terapia?
Durante as sessões com o psicólogo, os pacientes são convidados a falar sobre os problemas que causam sofrimento em sua vida, como instabilidade financeira, conflitos familiares, baixa autoestima, insatisfação profissional, problemas conjugais e dilemas pessoais.
Qual é o valor médio de uma sessão de terapia?
O valor médio de uma sessão de terapia, segundo a Tabela de Referência Nacional de Honorários dos Psicólogos em reais, estabelecido pelo Conselho Federal de Psicologia, varia de R$100 a 150 reais. Há atendimentos mais populares com valores mais baixos, como também sessões mais caras, a partir de R$400.
Quanto tempo dura um acompanhamento terapêutico?
Em relação ao tempo do tratamento é algo variável de paciente para paciente. Afinal, cada caso é diferente. No entanto, cerca de 3 a cada 4 pacientes apresentam melhora expressiva da queixa inicial após 6 meses de tratamento terapêutico.
O que o psicólogo ou psicóloga não pode fazer?
- se envolver em situações preconceituosas ou discriminar pacientes;
- tentar induzir o paciente, baseado em crenças próprias;
- expor informações sigilosas do paciente;
- praticar ou ser conivente com casos de violência;
- utilizar técnicas não regulamentadas pela profissão;
- estabelecer vínculos com o paciente.
Não tenha medo ou vergonha de procurar ajuda profissional!
Muitas pessoas acreditam que ir ao psicólogo é uma demonstração de fraqueza. Isso não poderia estar mais longe da verdade. Procurar ajuda profissional é uma mostra de humildade, maturidade e sobretudo, de coragem.
Gostou do post, meu amor? Então, compartilhe o texto no grupo das amigas e mostre a mais mulheres a importância da terapia para se conhecer cada vez mais! Um super beijo e até a próxima!