Hello girls! Como estão?! Ao longo dos anos a moda vem sofrendo uma transformação bastante forte na representação das minorias em diferentes formatos, seja através da mídia, desfiles, catálogos e afins. Muitos padrões ainda precisam ser quebrados e espaços conquistados, por isso hoje precisamos falar sobre a representatividade na moda!
o que é representatividade?
Afinal, o que é a representatividade? Representatividade não é apenas eleger um representante para um grupo, mas também, garantir de forma efetiva que todos os grupos sejam representados na mesma medida.
As questões históricas ajudaram a criar um abismo entre os grupos de minoria e por este motivo, hoje as marcas com propósito, estão evoluindo para mudar este cenário atual.
Desse modo, nota-se que representatividade é sentir-se representado por algo ou alguém, envolvendo características amplas, sejam então elas físicas, comportamentais ou socioculturais.
Cada mulher tem a sua beleza única!
A moda é democrática e é feita para representar. Portanto seguir um padrão, é ir contra a maré e só faz com que a minoria se sinta ainda mais à margem da sociedade . Todas as mulheres do mundo real possuem características próprias que as tornam únicas e maravilhosas.
A moda comunica!
A moda comunica sobre pessoas, não sobre roupas. Cada indivíduo tem a sua relação de identificação com as marcas que escolhe vestir, e sem dúvidas todas as peças que escolhemos tem a ver com a nossa personalidade e lifestyle. Por isso a representatividade é tão importante na hora de passar a mensagem de determinada marca.
Usando a mídia como um meio de representatividade!
A mídia é um dos principais, se não o maior meio de influenciar pessoas ao redor do mundo. Por isso temos que destacar a relevância da busca por modelos e influenciadores reais que vão representar de forma natural todas as etnias.
E não falo da representatividade apenas nas passarelas, ela também tem que acontecer em todos os setores da área da moda.
Etnia e Identidade de gênero:
A preocupação com as diferentes etnias também nos leva a notar uma maior relevância das culturas que antes tinham uma menor representatividade no mercado, como as mulheres negras e muçulmanas. No cenário atual vemos então um ganho de espaço na mídia, estrelando capas de revistas e fazendo parte do casting de desfiles de moda e ocupando cargos.
As questões de identidade de gênero também vêm sendo tratadas com mais naturalidade pelo mercado da moda. Portanto, a presença de drag queens, homossexuais e transgêneros nas campanhas e capas de revistas se tornam representatividade.
Precisamos falar sobre representatividade na moda!
E aí girls, o que acharam do post?! Precisamos realmente prestar mais atenção nas marcas que consumimos. Não apenas apreciar o produto em si, mas o que ela realmente representa e qual o seu propósito. Portanto, a Modab é uma marca que abraça a representatividade e está sempre disponível para escutar todas vocês!
Se você se interessa pelo universo da moda, tendências, história e referências. Então continue acompanhando as redes sociais da Modab (Instagram e Facebook). Aguardem que vem mais news quentes por aí! Kiss Girls!