Dizem que por trás de um grande homem, sempre há uma grande mulher. Porém, atrás de uma grande mulher, existe apenas ela mesma! Afinal, mulheres poderosas são aquelas que correm atrás dos seus sonhos, que acreditam em si mesmas e que sabem que nada pode pará-las.
Entretanto, muitas vezes somos ensinadas a minimizar essas qualidades, nos escondendo atrás de uma falsa modéstia. Dizer que ‘foi sorte’, que ‘não foi tão difícil’, ou que ‘fulano me ajudou’, são frases comuns que minimizam a força de nossas conquistas. Mas, será que precisamos deixar de exaltar quem somos para sermos aceitas? Confira o post e descubra!
A construção social das mulheres poderosas x homens poderosos
Amiga linda, a forma que somos vistas na sociedade é uma construção social, a partir de valores e crenças, que são perpetuadas de geração em geração. Por isso, o conceito de ‘poder’ é muito relativo e é aplicado de formas diferentes para homens e mulheres.
Vejamos um exemplo muito comum: um chefe homem, autoconfiante, que consegue gerir bem a empresa, tem bons argumentos, se mostra firme para liderar e sabe se posicionar, é visto como alguém poderoso.
Não é difícil ouvir das pessoas que esse mesmo chefe, ao se expor aos demais, é interpretado como alguém ‘autossuficiente’, ‘merecedor’, ‘eloquente’, ‘inteligente’, ‘bem-sucedido’, ‘dono de si’, entre outras qualidades.
Já uma mulher, no mesmo cargo de chefia, que possui as mesmas qualidades e sabe reconhecer o quanto é boa no que faz, é vista, muitas vezes, de forma totalmente diferente: ‘estressada’, ‘mandona’, ‘arrogante’, ‘solitária’, entre outras.
Mas, por que isso acontece?
Tudo isso só acontece porque, historicamente, a mulher foi educada para servir e não para liderar. E, hoje em dia, muitas pessoas ainda têm dificuldades para conviver e aceitar mulheres poderosas, que reconhecem o seu valor.
E, por isso, a maioria das pessoas (principalmente, homens) se sentem ameaçadas pelo público feminino. O que faz com que muitas nos vezes coloquem como coadjuvantes do nosso próprio sucesso.
O que fazer para mudar essa realidade?
- Nunca esquecer o quanto você é boa no que faz – e fazer questão de sempre deixar claro isso para você e para os outros. Afinal, você só será reconhecida pelo outro se, primeiro, você mesmo reconhece o seu valor.
- Não ter medo ou receio de exaltar a mulher poderosa que você é! Poste fotos nas redes sociais, comemore suas conquistas e mostre ao mundo do que você é capaz!
- Esqueça os julgamentos alheios! Quem fala de você pelas costas é porque não consegue encarar de frente o seu brilho.
- Acredite no seu potencial e leve a sua verdade em todos os lugares que você for! Não se esqueça que ser você é o seu maior superpoder!
- Não tenha medo de se impor como uma mulher poderosa. Fale sempre que necessário, se posicione quando for preciso, corte relações que te fazem mal, diga o que sente e o que te machuca. Seja honesta com a pessoa mais importante do mundo: você!
- Incentive outras mulheres! Isso é libertador! Quando estamos juntas, no mesmo barco, podemos remar muito mais forte e navegar muito mais longe!
Gostou do texto, MODAB Lover? Então, compartilhe o post nas redes sociais e envie o conteúdo no grupo das amigas que são mulheres poderosas e estão precisando ler essa mensagem! Um super beijo e até a próxima!
5 commentários
Olá! Amei as dicas como sempre…adoro essa empresa Modab….Bruna vc é uma querida que nos insentiva a ser mulheres mais que poderosas…Parabéns 🥰
Boa noite! Bruna super gostei de suas dicas confesso que preciso me aderir , Parabéns!
Que bom que gostou do conteúdo, fico muito feliz 😍
Achei fantástico. Trabalho em uma empresa onde todas as chefias são masculinas. Sou respeitada pela minha capacidade e conhecimento. As vezes sinto que sou colocada em cheque, volto com a pergunta do porquê, mesmo sabendo que estou certa. Aguardo uma resposta e leva um tempo, para isso acontecer. Analiso e vida que segue, se a resposta for satisfatória ou não. Acabo aprendendo um pouco mais sobre o mundo masculino e a forma como me impor de uma maneira super profissional.
👏😍