Tudo bem e tudo zen com vocês, meus amores? Comigo está tudo maravilhoso, pois descobri uma super prática para relaxar a mente: meditar! Isso mesmo! Com técnicas de respiração profundas aliados a músicas relaxantes é possível se conectar com nosso eu interior, amenizar dores e perdoar o passado.
Então, se você quer aprender a meditar e conhecer um pouco mais sobre o assunto, confere esse super post que preparei especialmente para minhas Modab Lovers”
Afinal, o que é meditar?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, meditar não é “silenciar a mente”. Contudo, meditar vai muito além disso! Sendo assim, podemos dizer que meditar é conectar-se consigo mesma, reconhecer suas dores, entender seus dilemas e acolher todos os sentimentos que passam pelo seu coração – sejam eles bons ou ruins.
Por isso, meditar é considerado uma terapia, pois proporciona autoconhecimento e aceitação. Dessa maneira, como é uma prática única e individual, cada pessoa pode adaptar o processo de meditação de acordo com suas necessidades específicas.
Por exemplo: Se você prefere ouvir música relaxante ou algum mantra para se concentrar, basta colocar o som de sua preferência e deixar fluir seus pensamentos.
Entretanto, se você prefere silêncio, procure um lugar calmo e tranquilo, deite-se ou sente-se de maneira confortável e escute apenas o som da sua respiração. Acredite! Não há nada mais relaxante do que isso!
Tipos de meditação:
Mindfulness ou atenção plena
Nesta técnica você deve concentrar-se na sua respiração e no seu corpo físico. É ótima para quem busca desenvolver o foco e atenção.
Transcendental
Busca o encontro com o “eu interior”. É uma prática mais espiritual e, geralmente, é feita a partir de um professor que vai “guiando” o aluno durante a prática.
Vipassana
Criada por Buda, é uma meditação muito usada pelos Yogis para purificar os corpos físicos, mentais e emocionais
Zazen
É o meditar japonês, onde o praticante deve permanecer praticamente imóvel durante, aproximadamente, 40 minutos. Neste caso, toda a concentração deve estar na respiração e, os olhos, entreabertos, fixos para o chão.
Benefícios da meditação
Meditar proporciona inúmeros benefícios ao corpo humano. Confira alguns deles:
- Reduz o risco de enfermidades cardíacas;
- Melhora a qualidade do sono;
- Auxilia no tratamento de quadros depressivos;
- É ótimo para manter a saúde mental;
- Proporciona maior paciência e controle emocional no tratamento de doenças;
- Suaviza efeitos do estresse pós-traumático;
Dicas para meditar
- Procure lugares calmos, que proporcionem bem-estar;
- Faça da meditação uma prática diária;
- Tenha paciência consigo mesma caso encontre dificuldades nas primeiras práticas;
- Se possível, utilize substâncias aromáticas tranquilizantes para deixar a prática ainda mais confortável, como óleos essenciais, incenso ou perfumes naturais;
- Sente-se em uma almofada ou tapete de Yoga para que você consiga ficar confortável por um tempo considerável;
- Se preferir, pratique a meditação deitada, de costas para o chão.
Gostam das dicas, minhas amadas? Então, não deixe de conferir o post sobre “Chás para relaxar: conheça os meus favoritos” que também preparei cheio de dicas para vocês! Grande beijo!
3 commentários
Excelentes dicas.
Estou na oitava semana de um programa para atenção plena. uma maravilha
Ótima! Parabéns!
❤️❤️