Hello, Modab Lovers! Hoje vamos falar sobre um tema muito importante: ansiedade! Afinal, esse mal do século tem acometido cada vez mais pessoas e, principalmente, mulheres – devido aos fatores biológicos e hormonais.
Pensando nisso, para ajudar você a superar alguns tabus sobre o assunto, preparei um post sobre as principais informações que você precisa saber sobre ansiedade. Então, vem comigo aprender um pouco mais sobre esse importante tema!
Afinal, o que é ansiedade?
De acordo com o Ministério da Saúde, a ansiedade é um fenômeno psíquico, que gera sensações de aflição, angustia, perturbação ou perigo eminente que pode se tornar prejudicial ao funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).
Sendo assim, a ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação mental, porém, em excesso. Dessa forma, faz com o que o indivíduo sinta-se perdido em suas decisões, visto a grande quantidade de pensamentos aflitos sobre determinada situação, impedindo uma reação logica e assertiva.
Quais são os principais sintomas da ansiedade?
Primeiramente, vale dizer que não é preciso um motivo específico para que a ansiedade seja desencadeada. Por isso, os motivos são considerados subjetivos, e variam de mulher para mulher.
Os transtornos da ansiedade têm sintomas muito mais intensos do que um simples desconforto mental. Os mais comuns são:
- preocupações, tensões ou medos exagerados;
- sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer;
- preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho;
- medo extremo de algum objeto ou situação em particular;
- medo exagerado de ser humilhado publicamente;
- falta de controle sobre os pensamentos, imagens ou atitudes que se repetem independentemente da vontade;
- pavor depois de uma situação muito difícil.
Em alguns casos graves, é possível que a pessoa sinta, também, sintomas físicos, como náuseas, dores no peito, dores musculares, falta de ar, insônia entre outras sensações.
Existe algum tratamento para eliminar a ansiedade de uma vez por todas?
Amiga, se você tem apresentado, de forma recorrente, grande parte dos sintomas citados anteriormente, não se desespere!
Contudo, o mais indicado é procurar um profissional da área (psicólogo, psicoterapeuta ou psiquiatra) para avaliar o seu caso clinicamente e, após o diagnóstico, recomendar o tratamento adequado.
Entretanto, a forma de tratar a ansiedade varia a partir de cada particularidade. Em alguns casos, recomenda-se a intervenção medicamentosa, aliada a acompanhamento psicológico.
Sendo assim, em outras situações, o profissional pode recomendar a prática de atividades físicas aliadas a um acompanhamento terapêutico em uso de medicação. Tudo dependerá das suas necessidades particulares.
O mais importante é saber que você não é a única mulher na face da terra a passar por esse problema – e que ele tem solução! Afinal, o primeiro passo é reconhecer nossas limitações para que possamos superá-las da melhor maneira possível.
Dessa forma, não se sinta mal se você está vivenciando a ansiedade nesse momento da sua vida. Abrace essa fase com carinho e cuide da pessoa mais importante da sua vida: você mesma!
E se você conhece outra mulher que está passando por um período de ansiedade, compartilhe esse texto e mostre que há muita luz no fim do túnel! Apoiemos umas as outras porque juntas somos sempre muito mais fortes!