Um relacionamento saudável é uma construção que depende dos dois parceiros. E, como todo processo, demanda tempo e persistência. Por isso, para melhorar o seu relacionamento afetivo, vou explicar sobre 5 pilares que são imprescindíveis para realmente ser feliz a dois. Vem comigo!
Trabalhar o autoconhecimento é necessário para ter um relacionamento saudável
Para começar, é preciso ter em mente que necessidades e expectativas variam, de pessoa para pessoa.
Aliás, os anseios também se modificam com o tempo. O que era prioridade há anos, pode ser irrelevante no presente e vice-versa.
Sendo assim, embarcar numa relação sem compreender os contornos da própria identidade é um convite à anulação de si — e à constante insatisfação.
Então, procure saber quem você é, o que você quer e o que você espera de uma relação. Assim, escolher parceiros/parceiras fica muito mais fácil e mais assertivo dentro dos relacionamentos saudáveis.
Saber que amor é diferente de paixão
O amor é um pilar fundamental, tanto quanto qualquer um dos restantes. Sendo assim, para estabelecer este pilar é imprescindível que existam sentimentos fortes entre as duas pessoas – e que eles sejam cultivados ao longo do tempo. Afinal, paixão é passagem e amor é destino!
Contudo, para que o amor seja um pilar forte e seguro temos que saber que, ao longo das diferentes etapas do relacionamento, este irá variando em sua manifestação.
No entanto, o sentimento irá se fortalecendo com o passar do tempo se os outros pilares do relacionamento se mantiverem estáveis.
Estabelecer diálogo é sinônimo de um relacionamento saudável
O diálogo é fundamental para saúde de qualquer casal. Não só para saber escutar com atenção como também desenvolver uma comunicação assertiva.
Portanto, é prestar atenção ao que o outro fala e sente, assim como perceber as diferenças como uma oportunidade de crescimento. Além disso, reconhecer os erros e pedir desculpas quando necessário.
No seu dia a dia você tem o hábito de conversar com o seu parceiro ou parceira? Se não, marque um horário regularmente para conversar sobre o dia a dia de cada um.
Assim vamos criando o hábito de conversar sobre amenidades. Afinal, quando desenvolvemos intimidade quebramos o medo de falar.
Aprenda a cultivar o respeito!
Respeito é uma virtude que permite o desenvolvimento e o amadurecimento das relações humanas. Respeitar é aceitar que somos diferentes e não necessariamente concordar com as divergências.
O respeito permite a individualização do Humano, permite o Ser na interação social e impede atitudes inadequadas nas relações.
Também é através do respeito que você encontrará possibilidades mais ricas e profundas de estruturar todos os outros pilares dentro de uma relação na construção de um relacionamento saudável.
Compreenda que seu relacionamento é único
Uma das coisas mais importantes para ter um relacionamento saudável é deixar a comparação de lado. Afinal, assim como o ser humano, as relações são únicas.
Inclusive, cada casal possui sua própria dinâmica de relacionamento dentro de uma relação. Por isso, é preciso criar acordos específicos e funcionais que estejam baseados naquilo que faz sentido para o casal.
Viu como é possível ter um relacionamento saudável e maravilhoso com as dicas da Modab? Então, hora de colocá-las em práticas e ter a vida maravilhosa que você merece! Um super beijo e até o próximo post!