Hello girls! Como vão?! Posso dizer que quase toda mulher já passou por um relacionamento abusivo ao longo da vida, que infelizmente é muito mais comum do que gente imagina. E quando despertamos deste pesadelo, começamos a reparar nas relações tóxicas que nos rodeiam, seja na profissão, dentro da família, e até entre os amigos. Então fique e alerta e saiba se você tem amizades abusivas.
Julgamento desnecessário:
Quando escolho as minhas amizades, não espero espero nada menos do que um ombro amigo, uma pessoa que me coloque para cima quando estiver mal, porque em muitas situações queremos ser escutadas e não criticadas.
A falha do ser humano muitas vezes é não saber escutar o que o outro tem a dizer. E o pior de tudo é quando escuta e critica de uma forma que vai deixar o outro em uma situação pior ainda. Portanto, ter empatia e escutar a sua amiga e direcioná-la para o melhor caminho é o ideal, o julgamento só faz criar um abismo na amizade.
Amizade abusiva é só elogio seguido de crítica:
Tem aquela amiga que quando vai te elogiar seja fisicamente ou emocionalmente, solta logo uma crítica depois. É aquele ditado do “morde e assopra”, a pessoa nunca termina uma frase de forma positiva, por isso fique alerta para não acabar se machucando ou com a sua autoestima lá embaixo por conta de elogios seguidos de críticas desta tal “amiga”.
Amizade abusiva é ter dependência emocional:
As relações tóxicas muitas vezes são baseadas na dependência de uma pessoa pela outra. Os amigos dependentes tentam passar a mensagem de que devem ser os únicos em sua vida, não dando o espaço para conhecer pessoas diferentes, tentar novos desafios, de você ir em busca do que te faz feliz sem ter a sombra deles por trás. Portanto, fique alerta! As amizades abusivas são regadas a altas doses de ciúmes que, aos poucos, engasgam e sufocam.
Não vibram com você pelas suas conquistas!
Se os seus amigos só te consolam mas não vibram com as suas conquistas, tem algo muito errado! Eu penso que se gostamos de verdade de alguém o que mais queremos é comemorar as vitórias junto dela, e não desaparecer e reaparecer nos momentos ruins. Portanto, amigo que é amigo está presente em ambas as situações!
Tome cuidado com as frases de conforto!
O amigo abusivo muitas vezes vai estar camuflado com frases prontas de conforto quando você mais precisa escutá-las! A Renata Busch, psicóloga especializada em jovens e adolescentes, afirma que “por trás das relações abusivas, sempre há um discurso de boa vontade e afeto” e, por isso, são dificilmente identificadas. É preciso ficar atento ao que é dito e feito: as atitudes de um amigo tóxico são sempre sutis e camufladas por frases como “eu só faço isso para te proteger, e porque te quero bem”.
Alerta! Saiba se você tem amizades abusivas!
E aí girls, o post serviu como alerta pra vocês? Vocês se identificaram com algum dos tópicos? O meu intuito é apenas avisá-las de que relações tóxicas nos cercam sim em qualquer área da nossa vida, o que não podemos deixar acontecer é permanecer em situações que nos coloquem sempre pra baixo, que não construtivas de fato e não nos acrescentam em nada.
Se você se interessa pelo universo da moda, tendências, história e referências. Então continue acompanhando as redes sociais da Modab (Instagram e Facebook). Aguardem que vem mais news quentes por aí! Kiss Girls!